quinhentismo - meaning and definition. What is quinhentismo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quinhentismo - definition

PERÍODO LITERÁRIO
Literatura dos jesuítas; Literatura jesuítica; Literatura dos Jesuítas
  • [[José de Anchieta]] foi um dos maiores representantes do quinhentismo no Brasil

Quinhentismo         
m.
Estilo, gôsto ou escola dos quinhentistas.
quinhentismo         
sm (quinhentos+ismo)
1 Escola ou corrente literária e artística do século XVI, também chamada Renascença ou dos Quinhentos; cultivava os moldes do estilo clássico dos escritores e poetas gregos e romanos.
2 Processo, estilo, gosto estético dessa escola.
Quinhentismo         
O quinhentismo corresponde ao período literário (1500-1601) que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil na época de seu descobrimento pelos portugueses, durante o século XVI. É um movimento literário, ou seja, parecido ao classicismo português e possui ideias relacionadas ao renascimento, que vivia o seu auge na Europa.

Wikipedia

Quinhentismo

O quinhentismo corresponde ao período literário (1500-1601) que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil na época de seu descobrimento pelos portugueses, durante o século XVI. É um movimento literário, ou seja, parecido ao classicismo português e possui ideias relacionadas ao renascimento, que vivia o seu auge na Europa. Como vieram atrás de riquezas, da-se o fato de ser uma literatura descritiva e de valor literário.

A exaltação da terra exótica e exuberante seria sua principal característica, marcada pelos adjetivos, quase sempre empregados no superlativo. Esse ufanismo e exaltação do Brasil seria a principal semente do sentimento nativista, que ganharia força no século XVII, durante as primeiras manifestações contra a Metrópole. O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.

O nome quinhentismo vem da época em que o movimento literário surgiu no Brasil. Esses movimentos literários aconteceram por volta de 1500, quando os portugueses chegaram às ilhas brasileiras, por isso, o período literário do quinhentismo no Brasil se manteve como um reflexo da tradição literária portuguesa. A primeira carta escrita em solo brasileiro pelo europeu Pero Vaz ficou conhecida como o marco inicial da literatura de Informação no Brasil.